VALORES

valores, values, waardes, vlerat, ዋጋዎች, արժեքներ, dəyərlər, baloreak, значэння, মান,  vrijednosti, стойности, valors, mga hiyas, mfundo, 值, 值, valori, hodnoty, værdier, waarden, valoroj, väärtused, mga halaga, arvot, valeurs, wearden, ღირებულებები, Werte, αξίες, મૂલ્યો, valè yo, dabi’u, nā koina, मान, qhov tseem ceeb, értékeket, gildi, ụkpụrụ, nilai-nilai, luachanna, 値, nilai, ಮೌಲ್ಯಗಳನ್ನು, құндылықтар, តម្លៃ, 가치, nirxên, баалуулуктар, vērtības, vertės, Wäerter, вредности, soatoavina, മൂല്യങ്ങൾ, valuri, uara, मूल्ये, үнэт зүйлс, တန်ဖိုးများ, मानहरू, verdier, wartości, ਮੁੱਲ, valorile, ценности, taua, luachan, вредности, boleng, tsika, අගයන්, vrednosti, qiyamka, maadili, värden, арзишҳо, மதிப்புகள், విలువలు, ค่า, değerler, значення, qiymatlar, giá trị, gwerthoedd, iinqobo ezisemgangathweni, awọn iye, amanani, וואַלועס ,اقدار ,قدر, ערכים ,ارزښتونه ,القيم ,ارزش های

Os valores afetam as nossas vidas a cada momento.  Eles são uma força orientadora em tudo o que fazemos e buscamos.  Quando nossos valores estão em congruência com nossas ações, estamos em harmonia.  Mas o que são valores?  E como os desenvolvemos?

Quando educadores, pais ou facilitadores entram em um workshop do Programa Vivendo Valores na Educação – VIVE, eles são convidados a refletir sobre seus próprios valores, experiências, pessoas, qualidades e valores que são mais significativos em suas vidas.  Por exemplo, eles são convidados a pensar em uma pessoa positiva que fez a diferença em sua vida e que valores ou qualidades essa pessoa tinha.  Em seguida, são convidados a refletir sobre a questão:  Se todos no mundo vivessem esse valor ou qualidade, o mundo seria diferente?

Se lhe pedissem para escolher dois valores que mudariam o mundo se todos os vivessem, que valores você escolheria?  Reflita por um momento…..  Paz e respeito?  Honestidade e compaixão?  Amor e coragem?  Cada pessoa pode ter uma resposta diferente, mas cada um de nós tem razão.  Se todos no mundo vivessem apenas dois valores, por todo o tempo, o mundo mudaria completamente.

Nosso mundo está em crise: ambiental, social e economicamente.  Enquanto o tumulto global se manifesta no nível físico, esta é realmente uma crise de valores, pois a origem está dentro dos corações e mentes de homens e mulheres.  Quais são os anti-valores que criam violência e guerra?  Quais são os valores, atitudes e habilidades de comunicação que criam paz, igualdade, dignidade, senso de pertença e bem-estar para todos?  O que queremos em nosso mundo?

Os valores são a essência de quem somos como seres humanos.  Eles impactam poderosamente o que criamos em nossas vidas e no mundo.  Viver os valores da paz, amor, respeito, honestidade, bondade e compaixão nos faz felizes – e cria um mundo de paz e respeito para nossos filhos.  O que os jovens aprendem é mais tarde entrelaçado no tecido da sociedade.  Quando a educação tem valores positivos em seu coração, e a expressão resultante deles como seu objetivo, um mundo melhor para todos é criado.  Valores como paz, amor, respeito, honestidade, cooperação e liberdade são a força que sustenta a sociedade humana e o progresso.

Nós convidamos você a se juntar à família Vivendo Valores na Educação para ajudar a fazer uma diferença positiva para as crianças, educadores, famílias, comunidades e o mundo.

Por que eu iria querer desenvolver meus valores?

Se eu tivesse o desejo de fazer a diferença no mundo, ou se tivesse o desejo de tornar a minha própria vida mais pacífica, por onde começaria?

Não importa o papel que estamos desempenhando atualmente, seja criança em uma família, pai, mãe, alguém nos negócios, funcionário, professor de escola, funcionário do governo, aposentado, de qualquer que seja a idade, sexo, nacionalidade, crença espiritual, todos nós temos uma coisa em comum; um requisito humano para atender às nossas necessidades básicas – sentir-se Seguro, Respeitado, Compreendido, Amado, Valorizado.

Nós merecemos todas essas qualidades em nossa vida.  Será que elas estão totalmente presentes agora?

Minha vida é perfeita?
Sou feliz?
Tenho o que quero?
Todos os meus relacionamentos estão em harmonia?
Se a sua resposta a estas perguntas simples é “Sim”, então você é um ser muito especial e incomum, porque para a maioria de nós acreditamos que ainda carecemos de muitas maneiras.
Será que poderia ser melhor?

Chegamos ao aspecto da felicidade.  Se eu sou feliz, normalmente meu mundo reflete meu próprio estado de ser pelas circunstâncias em que existo e que me são apresentadas.

Se há áreas de nossas vidas que poderiam melhorar, há algo que eu possa fazer para que isso aconteça?  É claro que a resposta é “Sim”.  Em algum momento da minha vida, devo reconhecer que não sou vítima da minha circunstância, que sou responsável pela minha circunstância e que só eu posso ser o único a mudar isso.

Isto começa ao se perguntar: “O que é que eu valorizo?” e “Quais são os meus valores”? – pois são os meus valores que guiam a minha vida.

Os valores estão profundamente enraizados em nossa psique, refletem nossas experiências passadas e, como tal, criam a base para nossa vida de comportamento e nossa resposta ao mundo e às pessoas ao nosso redor.

A única maneira de engajar e aprimorar nossos valores é a introspecção e a reflexão.  A nós não podem ser ensinados valores, mas eles podem ser introduzidos, trazidos à nossa consciência maior  através de atividades que estimulem a autorrealização, razão pela qual a metodologia única de atividades estruturadas para atender a diferentes faixas etárias e circunstâncias funciona tão bem.

Valores de quem? Na criação do programa VIVE determinou-se que existem valores fundamentais amplamente partilhados por toda a Humanidade. Certamente não limitados a estes, mas com o propósito de nossa descoberta, esses valores primários formam o núcleo para nos levar cada vez mais fundo na determinação de nosso comportamento, relacionamento e nossa interação em todos os níveis da vida.

Paz, Amor, Respeito, Responsabilidade, Tolerância, Honestidade, Humildade, Felicidade, Cooperação, Simplicidade, Liberdade e União.

A nossa relação com estes valores e o grau em que vivemos através deles determinam a nossa vida.

A consciência dos nossos valores os traz à superfície. Através de uma maior iluminação sobre cada valor, exploramos e encorajamos a dinâmica positiva do valor a expandir-se dentro de nós. Começamos a viver dentro de uma Atmosfera Baseada em Valores e é isso o que muda… tudo.

O benefício então é profundo e pessoal, quer sejamos crianças ou adultos, em qualquer idade você pode determinar seu futuro se seus valores são sólidos e ativos em sua vida.  O VIVE está voltado ao desenvolvimento da consciência para os nossos valores e em fornecer a compreensão de como viver em um mundo melhor, o qual é nossa própria criação.

Damos as boas-vindas a você para Viver Valores através dos variados aspectos e recursos que oferecemos.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Compartilhar esta página: