Modelo para o desenvolvimento de valores – o método VIVE

Como os valores são “ensinados”? Como nós encorajamos os jovens a explorar e desenvolver valores, habilidades sociais e atitudes que os empoderem para alcançar o seu potencial? Todos nós gostaríamos que nossas crianças e estudantes fossem pacíficos, respeitosos e honestos. Como podemos mostrar que eles podem fazer a diferença neste mundo e sentirem-se empoderados para criar e contribuir?

Os estudantes precisam de muitas habilidades diferentes para serem capazes de amar os valores, comprometerem-se com eles e terem as competências sociais, discernimento cognitivo e entendimento para levarem esses valores consigo em suas vidas. É com essa intenção que o Modelo Teórico VIVE e as atividades ‘Vivendo Valores’ foram construídas. O VIVE disponibiliza métodos e atividades para educadores se engajarem ativamente e permite que os estudantes tenham a oportunidade de explorar, experimentar e expressar 12 valores universais.

Depois de alguns meses da implementação do VIVE, os educadores envolvidos sentem que a cultura da escola tem mais comunicação, respeito e cuidado. Até mesmo estudantes com comportamentos muito negativos mudam drasticamente. Em um esforço para entender por que esta abordagem funciona, alguns educadores têm se interessado em saber mais sobre as bases teóricas do VIVE. Quais métodos são usados no VIVE? O modelo abaixo descreve a exploração dos valores e o processo de desenvolvimento.

Desenvolvendo valores – o método Vivendo Valores na Educação

Explore… Experimente… Expresse

Há 2 processos complementares: o primeiro é a criação de uma atmosfera baseada em valores; o segundo é o processo dentro da facilitação das atividades.

Navegue nesta seção:

Compartilhar esta página: