Coordenação Internacional

A implantação do Vivendo Valores na Educação é facilitada pela Associação Internacional Vivendo Valores na Educação (ALIVE), uma associação sem fins lucrativos, congregando organizações de todo o mundo preocupadas com valores educacionais.

Com base em uma forte base de voluntários, o avanço e a implantação do Vivendo Valores na Educação tem sido historicamente apoiada pela UNESCO e por uma série de outras organizações, agências, órgãos governamentais, fundações, grupos comunitários e indivíduos. Faz parte do movimento global por uma cultura de paz no marco da Década Internacional das Nações Unidas por uma Cultura de Paz e Não Violência para as Crianças do Mundo (Quadro de Ação para a Educação em Valores na Primeira Infância desenvolvido no workshop internacional Programas/Serviços Integrando Valores na Primeira Infância, co-organizado pela UNESCO e Vivendo Valores na Educação, Paris, 20-22 de novembro de 2000 – clique aqui para ver – EM INGLÊS)

A ALIVE agrupa entidades nacionais que promovem o Vivendo Valores na Educação e é uma organização independente que não possui nenhuma afiliação ou interesse religioso, político ou nacional específico ou exclusivo.

A ALIVE está registrada como uma associação na Suíça. Em alguns países, foram formadas associações nacionais Vivendo Valores na Educação, geralmente formadas por educadores, autoridades educacionais e representantes de organizações e agências envolvidas com a educação de estudantes ou de seus pais.

Atividades

Ao seguir sua missão e implantar seus princípios fundamentais, a ALIVE e seus associados fornecem:

1 – Cursos de desenvolvimento profissional, seminários e workshops para professores e outros envolvidos em educação.

2 – Material de ensino em sala de aula e outros recursos educativos. Em particular, uma série premiada de cinco livros contendo atividades práticas de valores e uma série de métodos usados por educadores, facilitadores, pais e cuidadores para ajudar crianças e jovens adultos a explorarem e desenvolverem doze valores humanos amplamente compartilhados. São eles: Atividades com Valores para Crianças de 3 a 6 anos, Atividades com Valores para Crianças de 7 a 14 anos, Atividades com Valores para Jovens Adultos, Guia do Facilitador para Grupos de Pais e Guia de Capacitação do Educador VIVE.

Há também livros com recursos para trabalhar com crianças em circunstâncias difíceis, jovens em reabilitação de drogas e crianças afetadas pela guerra.

A abordagem e o conteúdo das aulas são experimentais, participativos e flexíveis, permitindo – e incentivando – que os materiais sejam adaptados e complementados de acordo com diferentes circunstâncias culturais, sociais e outras. A abordagem e os materiais também podem ser utilizados de forma sistemática em alinhamento com os princípios acima, como o Programa Vivendo Valores na Educação.

3 – Consulta a órgãos governamentais, organizações, escolas, professores e pais sobre a criação de ambientes de aprendizagem baseados em valores e o ensino de valores.

4 – Um extenso website multilíngue (http://livingvalues.net/ ) com materiais disponíveis para download gratuito.

5 – Recentemente foram disponibilizados materiais para download gratuito em um programa a distância que permite a interação pessoal com a Consciência de Valores por todos os segmentos da população sem necessidade de treinadores ou participação em um workshop.

Navegue nesta seção:

Compartilhar esta página: