Contexto
Os jovens são cada vez mais afetados pela violência, pelos problemas sociais, pela falta de respeito uns pelos outros e pelo mundo ao seu redor, enquanto seus professores e pais são afetados por novos desafios e pressões. Os educadores envolvidos com o Vivendo Valores na Educação convidam você a se juntar em um esforço global para ajudar as crianças e jovens a explorarem e desenvolverem valores positivos e avançarem em direção ao seu potencial. Estamos criando ambientes atenciosos e respeitosos, onde os estudantes se sentem seguros e querem aprender. O Programa Vivendo Valores na Educação é eficaz para diminuir a violência e o bullying e criar ambientes escolares seguros e atenciosos, propícios à aprendizagem de qualidade.
Como educadores, não estamos fazendo o Programa Vivendo Valores na Educação apenas para melhorar o comportamento de estudantes e o ambiente da escola. Acreditamos que as habilidades de pensamento cognitivo e as habilidades sociais e emocionais às quais os alunos são expostos e solicitados a explorar e desenvolver os ajudarão a crescer em direção ao seu potencial, protegê-los da violência e ajudá-los a se envolverem na comunidade com respeito, confiança e propósito. O que as crianças e os jovens aprendem é depois incorporado à sociedade. A educação deve ter valores positivos em seu núcleo e a expressão resultante deles como seu objetivo se quisermos criar um mundo melhor para todos.
O desafio de ajudar crianças e jovens a adquirirem valores não é mais tão simples quanto décadas atrás quando ser um bom modelo e relatar histórias com um fundo moral geralmente eram o suficiente. Filmes violentos e videogames glorificam a violência e dessensibilizam a juventude para o efeito de tais ações. Os jovens veem adultos “maus” premiados com riqueza e fama. Ondas de apatia e ressentimento tiram o idealismo e as esperanças da juventude com cada onda de notícias sobre corrupção, ganância, excessos e injustiça. Estudantes “bons” podem adotar comportamentos baseados em valores quando expostos a atividades a “nível de consciência”, mas será que eles baseiam suas decisões em relação as suas vidas pessoais e profissionais em valores quando adultos?
“Bons” alunos se beneficiam quando guiados para explorar valores e suas implicações para si, os outros e a sociedade em geral. Alunos “resistentes” ou jovens marginalizados se afastam com raiva de uma abordagem moralizadora da educação do caráter.
Cada pessoa é importante na criação de mais segurança. Como observou Jacques Delors em “Educação, um tesouro a descobrir” (Editora Cortez, 2018), não devemos apenas educar nossas crianças e jovens para “conhecer” e “fazer”, devemos também educá-los para “ser” e “viver juntos”. A educação de qualidade reconhece a pessoa como um todo e promove uma educação que envolve tanto o domínio afetivo quanto o cognitivo. Valores como paz, amor, respeito, tolerância, cooperação e liberdade são valorizados e desejados para o mundo todo. Tais valores são a força de sustentação da sociedade humana e do progresso.
Educadores e atividades que ativamente envolvam e permitam que os estudantes tenham a oportunidade de explorar e experimentar suas próprias qualidades são de importância crucial. Os alunos se beneficiam desenvolvendo habilidades para explorar e entender cognitivamente os valores. Para que os alunos sejam motivados a aprender e utilizar habilidades sociais positivas e cooperativas, a criação de uma atmosfera baseada em valores, na qual eles sejam encorajados, ouvidos e valorizados, também é essencial. É neste contexto, e em resposta ao apelo para que os valores estejam no centro da aprendizagem que a visão do Vivendo Valores na Educação (VIVE) foi desenvolvida.
O Vivendo Valores na Educação é uma forma de conceituar a educação que promove o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem baseadas em valores e coloca a busca por significado e propósito no âmago da educação. O VIVE enfatiza o valor e a integridade de cada pessoa envolvida na educação, no lar, na escola e na comunidade. Ao promover a educação de qualidade, o VIVE apoia o desenvolvimento global do indivíduo e uma cultura de valores positivos em cada sociedade e em todo o mundo, acreditando que a educação é uma atividade com um propósito e projetada para ajudar a humanidade a florescer.
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