Incorporando valores no currículo existente

O VIVE incentiva incorporar a exploração de alguns valores no currículo regular. Você conhece os conteúdos e sabe quais materiais entre os que você tem em mãos melhor retratam os valores ou seus contrastes. Estudos Sociais e História facilmente levam a discussões sobre valores. Você pode dar uma pausa nos pontos críticos durante as lições. Quando uma pessoa ou um grupo de pessoas exercitam escolhas, pergunte aos estudantes: “O que esta pessoa ou grupo está valorizando tanto a ponto de esta escolha ser feita? Quais são os valores do outro grupo? Quais são as consequências de ter este valor e os desafios para alcançá-lo? Como você vê um valor particular ou sua falta ser retratado?” Por exemplo, uma unidade sobre a história da independência é um momento ideal para descobrir que tipos de liberdade as pessoas querem. Pergunte: “Eles mantiveram o mesmo valor no tratamento com outros grupos?” Peça aos estudantes para reconhecerem e discutirem a aplicação de um valor particular ou as consequências pela falta desse valor.

Em aulas de literatura e idiomas, o professor pode selecionar materiais de leitura que se relacionam com o valor que está sendo explorado. Peça aos estudantes para interagirem com o material que eles acabaram de ler, escreverem sobre o valor e criarem poemas. Você pode usar reportagens jornalísticas como ponte para as experiências pessoais dos estudantes, assim como as experiências dos personagens ou temas. Peça-lhes para escreverem sobre um dos personagens para ver quais valores os motivaram.

As artes são um maravilhoso mediador para incorporar valores enquanto ensinando habilidades que os estudantes precisam aprender. Você deve selecionar peças de teatro que tenham a ver com o valor em questão. Na música, enquanto ensinando os estudantes como tocar e harmonizar seus instrumentos, converse, por exemplo, sobre as dinâmicas da união. Em aulas de artes, peça aos estudantes para expressarem os valores enquanto aprendem como pintar, desenhar ou esculpir.

Teias de Valores são úteis. Peça ao grupo de professores para planejar o programa de valores para discutir o valor no contexto da cultura local e conteúdos que eles estão planejando para ensinar valores.

Segue o exemplo de uma Teia de Valores sobre LIBERDADE:

Navegue nesta seção:

Compartilhar esta página: