Explorando e Ensinando Valores
As escolhas dos jovens são extremamente importantes, não só para a sua própria felicidade e bem-estar neste momento vulnerável das suas vidas, mas também para o seu futuro. Se quiserem resistir às poderosas mensagens de negatividade onipresentes em nossa sociedade e nas mídias sociais, e avançar em direção a um amor por valores e escolhas positivas socialmente conscientes, eles precisam de modelos positivos e da oportunidade de discernir cognitivamente a diferença entre o impacto de valores e anti-valores em suas vidas, na comunidade e no mundo.
As atividades do VIVE são projetadas para motivar os alunos, e para envolvê-los em pensar sobre si mesmos, os outros e o mundo de formas relevantes. As atividades são projetadas para evocar a experiência de valores internos e construir recursos internos. Elas são projetadas para capacitar e para despertar seu potencial, criatividade e dons interiores. Os alunos são convidados a refletir, imaginar, dialogar, comunicar, criar, escrever, expressar artisticamente e jogar com valores. No processo, são desenvolvidas habilidades sociais e emocionais pessoais, bem como habilidades sociais positivas e construtivas. Isto é feito mais eficazmente quando há uma atmosfera baseada em valores e quando os professores são apaixonados sobre o tema dos valores.
Os livros de recursos das Atividades do Vivendo Valores são organizados para apresentar uma série de habilidades que se constroem sequencialmente. No entanto, é importante para os educadores integrarem valores em todo o currículo; cada disciplina abre uma janela para ver o ‘eu’ e os valores em relação ao mundo.
Três Pressupostos Fundamentais
Os materiais de recursos do VIVE são construídos com base em três premissas. O primeiro pressuposto é extraído de um princípio do Preâmbulo da Carta das Nações Unidas, “reafirmar a fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana…”.
- Os valores universais ensinam o respeito e a dignidade de cada pessoa. Aprender a desfrutar desses valores promove o bem-estar dos indivíduos e da sociedade em geral.
- Cada aluno realmente se importa com os valores e tem a capacidade de criar e aprender positivamente quando lhe são oferecidas oportunidades.
- Os alunos prosperam em uma atmosfera baseada em valores em um ambiente positivo e seguro de respeito e cuidado mútuo – onde os alunos são considerados capazes de aprender a fazer escolhas socialmente conscientes.
Navegue nesta seção: