História

O Programa Vivendo Valores na Educação (VIVE) foi inicialmente desenvolvido por educadores e para educadores de acordo com o Grupo de Educação do UNICEF, Nova York, e a Brahma Kumaris. Vinte educadores dos cinco continentes reuniram-se na sede do UNICEF em Nova York em agosto de 1996 para discutir as necessidades das crianças em todo o mundo, suas experiências de trabalho com valores e como os educadores podem integrar valores para preparar melhor os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida.

O grupo discutiu as necessidades das crianças no planeta, suas experiências de trabalho com valores e como os educadores podiam integrar valores para preparar melhor os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida. Usando os conceitos de valores e processos reflexivos dentro de ‘Vivendo Valores: um Manual como uma fonte de inspiração, e a Convenção sobre os Direitos da Criança como uma estrutura, os educadores identificaram e concordaram sobre o propósito e os objetivos da educação baseada em valores em todo o mundo – em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A equipe de 20 educadores profissionais de todo o mundo concordou que eles queriam que a abordagem fosse global, respeitando cada pessoa e cada cultura. Eles trabalharam juntos cooperativamente para garantir que os livros tivessem uma variedade de atividades de valores de diversas culturas, religiões e tradições.

Vinte e um anos depois, os diretores e conselheiros da Associação Internacional Vivendo Valores na Educação Internacional (ALIVE) desejam expressar profunda gratidão às numerosas organizações e indivíduos que contribuíram para o desenvolvimento do Vivendo Valores na Educação, e que implementaram o Vivendo Valores na Educação em países em todo o mundo. Muitos coordenadores dedicados do Vivendo Valores na Educação, treinadores, artistas e até cineastas de todo o mundo atuaram como voluntários. A abordagem, os materiais, os programas de capacitação e os projetos continuam a ser desenvolvidos à medida que novos pedidos de populações com necessidades especiais são recebidos e diferentes países bem versados na metodologia de Vivendo Valores na Educação criam novos materiais para seu contexto.

Nos primeiros estágios de desenvolvimento do Vivendo Valores na Educação, a Brahma Kumaris contribuiu muito, ajudando a editar os materiais-piloto iniciais e distribuindo o Vivendo Valores na Educação através de sua rede global de centros e suas relações com os educadores. Como uma organização de paz profundamente interessada em valores, a Brahma Kumaris continua a fornecer apoio ou parceria quando necessário por um grupo nacional do Vivendo Valores na Educação.

Outras organizações que também apoiaram o Vivendo Valores na Educação em seus estágios iniciais foram o Grupo Educacional do UNICEF (Nova York), a UNESCO, a Planet Society, o Comitê Espanhol do UNICEF, o Instituto de Educação das Ilhas Maurício e o Escritório Regional da UNESCO no Líbano.

No Brasil

Desde 1995, diversas escolas e outras organizações no Brasil receberam apresentações e/ou capacitações do VIVE. Reunimos aqui uma relação parcial destes locais – clique aqui. 

Navegue nesta seção: